sexta-feira, 23 de julho de 2010

A odisséia épica dos 12 anos

1998. Um bom ano. A Blizzard lança um jogo. Alienígenas e humanos se espancando como em Warcraft. O mesmo estilo que me cativou desde os tempos dos famigerados 486 e seu demo de sua primeira edição. Um amigo meu comprou esse jogo. ESPETACULAR. A história era fantástica. Os terrans (humanos para uma melhor imagem) lutavam por sua liberdade de um grande ditador. Uma raça estranha de alienígenas, os zergs, em suas grandes colônias e comandados pela Overmind, são usados como arma pelos terrans e, aproveitando-se de sua inocência invadem vários mundos, como gafanhotos que destroem lavouras. Os protoss, alienígenas dotados de grande tecnologia e força, lutam para extinguir a praga zerg da galáxia e assim, proteger seu mundo natal de Aiur. A história se intensifica a cada missão da campanha de cada uma das raças, com grandes traições, desilusões, aliados mortos e novas alianças entre antes inimigos sendo formadas. Mengsk, Jim Raynor, Tassadar, Zeratul, Kerrigan, Zasz, são apenas alguns dos muitos nomes que seguem nesta saga. Algum tempo depois, ainda no mesmo ano, é lançada a expansão: Brood War. Mais 3 campanhas, uma para cada raça, com mais intrigas. Mais história. Mais traições, atos de heroísmo e horas de gameplay. Sem contar as unidades novas. Era bom fazer mob de lurker, ou surpreender aquele mané que não investiu em detectores com um mob de dark templars. Fantástico.

Anos se passam após o nascimento de uma nova Overmind, e a queda de ditadores e de grandes heróis. Por volta de 2007~8, uma notícia é lançada: a empresa Blizzard é comprada pela Activision. Mas uma outra notícia é ainda mais marcante: Starcraft II estava a caminho. Lindo. Fantástico. Um sonho realizado para muitos fãs. Ou parecia pelo menos.

Os meses passam. O hotsite, sem novidades. Algumas unidades às vezes aparecem. Mas nada de mais. Um pouco de lore. Nada. E dois anos se passam.

Em 2010, começa o beta. Fechado, mas obviamente não para os hackers. Jogo o beta, com água na boca por mais. Um grande amigo (VALEU MOKOEMO!) que joga WoW me fornece duas CD-keys para este beta. ÓTIMO! Me diverti um pouco, mas, por não poder jogar contra AI para testar as unidades e apanhando dos pr0 pl4y3r5, resolvi esperar mais pelo lançamento da campanha. O ânimo voltara nos corações dos fãs.

A data se aproxima. Finalmente a Blizzard soltou uma data! 27/07/2010 será o dia da redenção. As asas da liberdade irão se abrir, e o mundo será mais feliz para alguns geeks. Abrem-se as pré-vendas. Fiquei desinteressado por um tempo, pois com certeza seria caro.

Até que um dia isso mudou. Saí com uns amigos, fui para o Outback comer pra cacete (valeu Pexêra), demos uma volta para fazer a digestão. Quando passamos na frente da Saraiva Megastore, uma surpresa: pré-venda do Starcraft II, 49,00! Fiquei extasiado. Era bom demais pra ser verdade. Minha namorada me incentivou a entrar e perguntar mais sobre, e eu fui. O atendente me falou que era apenas pedir no caixa que eles efetuavam a pré-compra. Desencanei de tudo e fui comprar. Liguei para meu amigo Ralph, também fã da série, caso ele quisesse comprar um também. Não quis, mas me sugeriu que perguntasse sobre o limite de um ano de utilização da Battle.net para multiplayer. Lembrei-me deste fato, e segui para perguntar ao atendente. Perguntei para o caixa sobre o limite de um ano, ele me confirmou, e disse que, para ter acesso ilimitado, era preciso comprar um box de 500,00 reais, que vem com vários itens bônus (completamente inúteis para mim). Não liguei para o limite, depois faço o upgrade para a versão ilimitada, pensei. Gosto mesmo é da campanha. Comprei.

Voltei para casa, feliz da vida. Depois de fazer a digestão e me despedir de minha namorada e meus amigos, descobri que minha pré-cópia é INTEIRAMENTE em português. Possuo uma cópia do antigo Starcraft totalmente em português. É uma vergonha em questão de dublagem. Uma VERGONHA. Vozes horríveis, traduções literais, atuação de voz ESCROTA. Mas tudo bem, eu aceitei, pois posso baixar a versão em inglês e usar apenas a CD-key. Mas o buraco é MAIS embaixo. Descobri também que o uso da Battle.net é limitado apenas à região que você comprou. Ou seja, eu só poderei jogar com jogadores da américa latina. Ridículo, pensei, mas tudo bem, eles tem planos de unificar os servidores. Então veio a porrada na cara. Descobri que o limite é de 6 meses. Mas só para o uso da Battle.net. Para o single player também. Ou seja, depois de 6 meses, seu jogo vira um CD inútil. Mais ainda, existe um número LIMITADO disponível para o Brasil em questão de CD-keys para o jogo completo e de uso ilimitado. Ou seja, além de pagar uma nota para o upgrade, ainda tem chance de não conseguir. Sabe porque?? Porque "a gente queria trazer pro Brasil um jogo que estivesse mais barato" diz Steve Huot, representante da Blizzard/Activision no Brasil. Quer ver?

http://www.youtube.com/watch?v=HE1zqUK0nRs

tl;dr? Blizzard escrota tá vendendo CD's que valem por 6 meses. Bando de filhos da puta. Obrigado, Blizz/Activision (porque isso é provavelmente culpa dessa fusão maldita), por estragarem a minha experiência.

Um comentário:

  1. É... depois eles reclamam da pirataria. 50 reais em um jogo é um bom valor e eu até pagaria só para valorizar o trabalho dos "coders"... Mas pagar por essa condição de uso! Palhaçada!

    Isso só faz proliferar as versões piratas e os servidores "random" que encontramos por aí que, muitas vezes, acabam por ser mais divertidos que os oficiais.

    .:Luiz:.

    ResponderExcluir