sábado, 14 de agosto de 2010

Pets - Sendo feliz com um ser que não fala

Tem algo mais gostoso do que ter um bicho de estimação?? Tá, com certeza tem. Mas convenhamos que é excelente, ainda mais nessa época de friozinho que (finalmente) chegou em São Paulo, ter um gato deitado no colo, ou melhor ainda, deitado na sua cama esquentando você. E é divertidíssimo. Todo mundo adora falar que gato é traiçoeiro, falso, blahblahblah. Mas nunca teve gato na vida. A minha Anchova tá agora me ajudando nesse post, deitada em cima do meu ombro esquerdo confortavelmente me fazendo companhia, me esquentando e ficando confortável. É só fazer um carinhozinho nela que ela já começa a ronronar feliz da vida. É uma graça. O meu outro gato, o Aliche, tá lá na sala fazendo o que faz de melhor: dormindo. Também é um amor, deita no seu colo, se esparrama na cama e rola no chão se divertindo com o ratinho de pano dele. Olha que coisinhas mais lindas:

À sua direita temos Anchova, à esquerda, Aliche

Eu sei que isso soa veterinarístico. E pode até ser que seja. Mas é fato consumado que animais de estimação só trazem benefícios. Cachorros são excelentes companhias, ótimos com crianças, alegres, babões, brincalhões, mongos, felizes e totalmente condicionáveis. Gatos são autoclean, calmos (não todos, NÉ SENHOR ALICHE??), não requerem muita atenção (ótimo pra quem trabalha), ótimos para apartamento (contanto que tenha rede nas janelas pra não rolar gato em queda livre), se divertem com qualquer coisa MESMO e, se bem criados, altamente sociáveis. Veja só os meus, por exemplo. 20 pessoas no fondue aqui em casa, o Aliche e a Anchie rodando entre as pessoas, como se fossem os anfitriões da bagaça. Malandros do caceta. Mas é ótimo isso. E cães também são ótimos com visitas! Fazem festa, pedem carinho, dão a pata se você treinou ele, rolam no chão, mostram o brinquedinho e tudo mais. É fantástico.

E fora os benefícios pro dono. Estudos comprovam que, só de fazer carinho num gato, sua pressão sanguínea baixa e você se acalma. Um cachorro pode ser uma grande companhia a idosos, por exemplo, pois são animais super fiéis, que nunca negam seu dono. Sem contar a famosa Zooterapia, onde animais são um instrumento auxiliar de tratamento de pacientes, como recuperação de pacientes com câncer, idosos, deficientes mentais. Mesmo se você for uma pessoa completamente feliz, sem problema nenhum, um cão ou um gato só vão agregar felicidade. Sei lá, é divertido, eles são uma gracinha.

Mas por favor, um pouco de consciência hein. Se for pegar, é pra cuidar. É como uma criança, que não consegue comer sozinha, faz xixi no tapete e suas traquinagens (me senti o Sergio Mallandro) pela casa. Portanto tenha paciência, ensine direitinho e cuida do infeliz, coitado, ele não tem culpa de só latir/miar e você não entender.

E vale uma coisa legal aqui: eu sei que um bicho de raça é muito legal. Eu adoraria ter um Maine Coon (sabe, o gato que chega a quase 1m de comprimento?) e um Ragdoll, raças lindas e tals. Mas tem tanto bichinho precisando da casa por aí, vira latas que são um amor de bichim, resistentes a tudo, amorosos que é até estranho e mais, inteligentes pra caralho, mas são abandonados por algum MONGOL, algum estúpido, babaca, que achou que o sua gata "nunca ia aparecer prenhe", então não castrou, ou simplesmente "não quer mais", então abandona, e esses bichos só se fodem. O tanto de gato de rua, cão perdido e filhote esquecido por aí não tá escrito. Eu não sou ONGista, pelo contrário, tem muita ONG por aí que eu não suporto, mas são iniciativas para tentar controlar essas populações gigantes de bicho errante e, ainda mais, achar casa pra eles pra eles também serem felizes como o sortudo do Aliche que, com 3 dias, foi abandonado no Hospital Veterinário da USP e resgatado pelo cara que mora comigo, o Peitika e, graças às nossas amigas Kustela e Mórula, além de todo o pessoal do hospital, esse gordo maldito sobreviveu e hoje tá aí, gigantesco, peludo e um amor de gatinho. Tava na beira da morte graças a um filho da puta, mas graças a pessoas malucas como a gente, tá aí vivinho da silva, vivendo vida de rei.

Por isso adotem um bicho. É de graça adotar, e não é caro cuidar. Basta você querer ter uma das coisas mais legais do mundo na sua casa.


Um comentário:

  1. Adorei seu post. Concordo em gênero, número e grau. E sim, tb tenho dois gatos vira-latas em casa que são a minha maior diversão! =)
    Abraços, Pri

    ResponderExcluir