terça-feira, 3 de agosto de 2010

Volta às aulas, ócio e produtividade.

Hoje o assunto é mais sério. Ha, claro, sério.

Todo mundo aqui assiste/assistiu aulas. Todo mundo já passou pelo tédio de ver uma aula BORING, com um assunto mega BORING, babando de sono, querendo morrer antes do tempo. Mas não precisa ser assim! Não, você pode lutar contra isso de jeitos produtivos, divertidos e, às vezes, até prestando atenção na aula. Vamos avaliá-los dentro dos quesitos produtividade, lazer e potencial de ser descoberto, graduando de 0 a 10.

Comecemos pelo mais básico: dormir. As técnicas variam. A cadeira, o encosto, o braço, apoios, perto ou longe da parede. É o método mais simples de se passar o tempo. Particularmente útil em dias de inverno, quando você coloca aquela blusa quentinha e derrete na cadeira, cheio de felicidade.

Índice de Produtividade: 0
Índice de Lazer: 8 (você não se diverte, mas relaxa)
Potencial de ser Descoberto: 10

Para aqueles que tem acesso à tecnologias um pouco mais caras, o laptop ou um game portátil, como Nintendo DS ou um Playstation PSP. Todos são excelentes, e o laptop ainda permite o uso de sites, downloads e, se você não se importar com o silêncio, jogos e vídeos. Os portáteis, além da portabilidade óbvia, tem também inúmeros jogos que podem ser jogados em silêncio. O DS ainda tem a vantagem de se jogar com a stylus pen, parecendo assim que você está produzindo algo.

Índice de Produtividade: 7 (tem jogos úteis, outros inúteis)
Índice de Lazer: 9
Potencial de ser Descoberto: 6

Outra opção é a leitura de jornais/revistas. Ninguém liga pra um aluno que está lendo algo produtivo. Mal sabe o professor que você está com uma Capricho lendo a última entrevista com o Fiuk, ou sobre os Colírios (UI!), ou até mesmo babando em fotos do Justin Bieber. Para os homens, sempre existe a Playboy e suas... entrevistas. Claro.

Índice de Produtividade: 8 (porque sempre existem revistas inúteis)
Índice de Lazer: 8
Potencial de ser Descoberto: 3

Chegamos ao pináculo: o BINGO. Como assim, bingo?? 21, 23, BINGO? Não. Algo maior. Algo verdadeiramente produtivo. Sabe aquela aula insuportável?? Que você NUNCA prestaria atenção, mas que você precisa senão bomba? Aí entra o bingo. Você e um grupo de amigos se juntam, e cada um faz uma lista de palavras que o professor poderia falar durante a aula. Por exemplo, em uma aula de matemática, podemos escrever "seno", "soma", "resultado", "parábola", ou o coisas mais complicadas, como "transcendental" (salve Grupo E!) ou algo assim. É até recomendado que se coloque uma palavra muito difícil, pra dar um tempero no desafio. Depois de feitas as listas, embaralhe-as e distribua entre o grupo. Quando o professor falar uma palavra de sua lista, risque-a. Aí entra a palavra desafio, pois devemos também tentar induzir o professor a falar tal vocábulo, usando perguntas como "mas professora, isso é meio transcedental, não é?", esperando que ela responda usando a tal palavra. Quando completada a sua lista, você tem o direito de sair da aula. Mas não antes de completar sua lista, hein!

Índice de Produtividade: 10
Índice de Lazer: 10
Potencial de ser Descoberto: 0

Aproveitem suas aulas, meus queridos. Um dia vai servir pra algo.

2 comentários:

  1. jjá jpguei bingo, a stru ficou uns 10 minutos na aula falando com o prof...ele tinha q falar...inseminação acho. nao rolou ;D

    ResponderExcluir
  2. se vc não tenta forçar o professor a falar a palavra q te interessa nem grita "bingo" no final, vc eh um arrobado q merece a morte!

    ResponderExcluir